Ferramentas
Agenda Online
Lembretes de consulta automáticos
Teleconsulta
5x mais visibilidade para os médicos
20h economizadas na recepção
2 mil visualizações no perfil da clínica no último mês
História de Sucesso

Clinar: a história do alergista que impulsionou o marketing de toda a clínica!

A história da Clinar com a Doctoralia começou há pouco tempo, mas é reflexo de outra trajetória de sucesso que se estende por mais de um ano e se fortalece a cada dia: a do Dr. Antônio Penido. Saiba mais!

Alergia e Imunologia

Belo Horizonte, MG

2021

Ferramentas
Agenda Online
Lembretes de consulta automáticos
Teleconsulta
5x mais visibilidade para os médicos
20h economizadas na recepção
2 mil visualizações no perfil da clínica no último mês

Desafio

  • Fortalecer o marketing dos especialistas e, como consequência, da clínica toda;

  • Integrar as agendas de todos os profissionais e facilitar o processo de agendamento tanto para pacientes como para a recepção;

  • Conciliar a rotina intensa de atendimentos com os esforços em marketing, trazendo resultados reais.

Objetivo

  • Melhorar a visibilidade e a reputação online;

  • Encontrar ferramentas simples, porém eficientes;

  • Digitalizar a jornada do paciente.

Solução

  • Disponibilizar agendamento 24h por dia, publicar a experiência dos pacientes e posicionar-se nas primeiras posições do Google;

  • Adotar uma plataforma conectada e completa;

  • Incluir todo o corpo clínico ao sistema da Doctoralia Clínicas.

Capítulo 1: Como foi o início da história da Clinar?

A história da Clinar com a Doctoralia começou há pouco tempo, mas é reflexo de outra trajetória de sucesso que se estende por mais de um ano e se fortalece a cada dia: a do Dr. Antônio Penido.

Antes de fazer parte da clínica – que foi fundada em 1978 e hoje é uma das principais referências no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas e imunológicas em Belo Horizonte –, o Dr. Antônio morava em São Paulo. Em um mercado tão competitivo, ele logo sentiu a necessidade de desenvolver ações de marketing que pudessem melhorar sua visibilidade online e fortalecer sua reputação.

A solução encontrada foi consolidar sua presença no maior marketplace de saúde do mundo.

Quando eu comecei com a Doctoralia eu já tive resultados surpreendentes. Fez total diferença, impulsionando minha carreira de forma absurda.”
Dr. Antônio Penido Alergista e Sócio-administrador Clinar

Mesmo com a rotina atarefada, comum à maioria dos médicos, o doutor conseguiu dedicar uma parcela suficiente do seu tempo para trazer um ótimo retorno.

Com a chegada da pandemia, a ferramenta de telemedicina também passou a fazer parte do seu dia a dia profissional. O Dr. Antônio acredita que o sistema é essencial para o desenvolvimento do negócio.

Atualmente, também integram o corpo clínico da Clinar o Dr. Eloy Leite Praça Filho, a Dra. Luciana Soares Amaral, o Dr. Paulo Merheb, a Dra. Thais Teles Oliveira e a Dra. Lilian Barbosa de Carvalho.

Pela experiência muito positiva no meu perfil individual, eu integrei o restante da clínica. Inclusive, tem uma nova profissional entrando e eu já comentei que aderir à Doctoralia seria quase uma exigência”
Dr. Antônio Penido Alergista e Sócio-administrador da Clinar

Capítulo 2: A recepção como protagonista

Outra personagem importante na história de sucesso da Clinar com a Agenda Doctoralia Clínicas é a Rosilene, uma das duas secretárias responsáveis pelos agendamentos e atendimento aos pacientes. 

Ela relata: “quando os médicos colocaram a agenda deles na Doctoralia, houve uma procura maior. Sempre que é a primeira consulta, a gente tem o costume de perguntar quem indicou a Clinar, e vemos que as pessoas respondem muito que foi pela internet”.

Além do aumento no fluxo de pacientes, ela conta como os lembretes e confirmações de consulta automáticos enviados pelo sistema têm ajudado no dia a dia da recepção:

Antes, eu tinha que ficar ligando para todos os pacientes para confirmar, agora não. Mesmo quando a gente marca o retorno ainda na clínica, a pessoa logo em seguida recebe uma notificação e aquela informação já fica no telefone dela. No dia da consulta, ela também recebe outra confirmação. Então isso foi muito bom.”
Rosilene Secretária na Clinar
De acordo com a Rosi, ter dia e horário descritos de forma automática faz com que o paciente possa conferir a data da consulta com facilidade, sempre que quiser, reduzindo as faltas. Como muita gente marca com antecedência, é comum que esqueçam ou que encontrem um horário antes em outra clínica, mas não se lembrem de avisar. A automação de notificações contribui muito nesse sentido.
 
Outro ponto importante é o preenchimento de lacunas na agenda. Quando acontece um cancelamento e um horário de qualquer doutor fica livre, ele é rapidamente preenchido.

Capítulo 3: Antes e depois do combo Marketing + Agenda Online

Assim que se mudou de São Paulo para Minas Gerais, o Dr. Antônio notou que as avaliações de pacientes compartilhadas em seu perfil, além da relevância do marketplace, o ajudaram a se destacar nas buscas pela sua especialidade no novo endereço.

A maneira com que vocês conseguiram destaque no Google fez total diferença para mim. Por exemplo, procurando por ‘alergista em Minas Gerais’, a lista com os 20 melhores da Doctoralia está entre os primeiros links. Quando o paciente vê o meu nome no topo, com todas as opiniões, se sente mais seguro para fazer o agendamento.”
Dr. Antônio Penido Alergista e Sócio-administrador Clinar
google maps clinar

Evolução dos agendamentos online 

  • Houve um aumento expressivo no total de agendamentos da Clinar, reflexo de todas as ações de marketing e retenção;
  • Conforme a Agenda Online foi ganhando visibilidade, passou a representar uma parcela maior das consultas da clínica;
  • A evolução está sendo progressiva e constante, demonstrando alto potencial para os próximos meses.

Dessa forma, o perfil da Clinar se torna uma nova oportunidade de divulgar o trabalho dos especialistas ou mesmo atrair aqueles pacientes que ainda não têm preferência por nenhum profissional, mas valorizam a reputação da clínica.

E considerando que todo profissional de saúde também é um paciente, o próprio Dr. Antônio se diz um usuário ativo na plataforma de buscas: “até eu, quando quero me consultar com um médico de outra especialidade, vou lá na Doctoralia procurar recomendações antes de marcar”.

Capítulo 4: A experiência do paciente validando a transformação digital

Mais do que atrair novos pacientes, a Clinar se preocupa também com a qualidade da experiência oferecida e nota que o Agendamento Online da Doctoralia para Clínicas contribui na construção de uma jornada positiva. O Dr. Antônio até escuta de alguns pacientes que eles só marcam consultas pela Doctoralia agora!

Um exemplo disso é o Erick Drummond Martins, que pesquisou “melhores alergistas de Belo Horizonte” no Google e assim conheceu o doutor. Ao ver a quantidade de avaliações de outros pacientes exibidas em seu perfil, algumas até descrevendo o sucesso de tratamentos similares ao que ele buscava, sentiu-se mais seguro para realizar o agendamento.

Capítulo 5: Eliminando barreiras geográficas com a Telemedicina

Assim que a telemedicina foi autorizada no Brasil, o Dr. Antônio já iniciou seus atendimentos à distância, sempre com a ferramenta de vídeo da Doctoralia integrada à agenda.

Com isso, ele passou a atender pacientes de todo o Brasil! Como a alergologia envolve muitas lesões de pele, o paciente consegue mostrar o problema pela câmera ou enviar fotos para que o especialista consiga ter uma boa ideia de como está a reação, como ela surgiu e os causadores.

Na minha especialidade, a telemedicina veio a acrescentar. Claro que o exame físico é essencial em alguns casos, mas de 80 a 90% das queixas a gente consegue resolver. E o excelente da Doctoralia é que a plataforma fornece total segurança e, se a conexão é boa, a conversa flui perfeitamente. Eu só tenho elogios a fazer.”
Dr. Antônio Penido Alergista e Sócio-administrador Clinar

Capítulo 6: Dica do Dr. Antônio para colegas médicos 💡

Assim como a maioria de nós, o Dr. Antônio faz parte de grupos de WhatsApp com médicos de Belo Horizonte e de São Paulo, alguns colegas de especialidade e outros de profissão. Sempre que alguém pergunta sobre a Doctoralia por lá, ele responde com sinceridade: “pode fazer, faz mesmo! Porque o retorno financeiro e o feedback dos pacientes são excelentes”. 

Ele acredita que a medicina mudou, não é mais a medicina de 5 anos atrás. Hoje em dia, é preciso se destacar na internet, investir em comunicação e trabalhar nas redes sociais. Quem não se envolver com isso vai ficar para trás, como já tem muita gente ficando.

Faça como a Clinar!

Conheça o Doctoralia Clínicas e impulsione o alcance e a visibilidade do seu centro médico.