História de Sucesso
Clinar: a história do alergista que impulsionou o marketing de toda a clínica!

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Resultados:

5X

Mais visibilidade para os médicos.

20h

Economizadas na recepção graças à automação de tarefas.

2mil

Visualizações no perfil da clínica no último mês.

Quer descobrir como a Clinar conquistou estes resultados? Continue a leitura e descubra de que forma a tecnologia mudou a história de uma clínica com mais de 40 anos no mercado:

Capítulos:

CAPÍTULO 1

Como foi o início desta história? 

A história da Clinar com a Doctoralia começou há pouco tempo, mas é reflexo de outra trajetória de sucesso que se estende por mais de um ano e se fortalece a cada dia: a do Dr. Antônio Penido.

Antes de fazer parte da clínica – que foi fundada em 1978 e hoje é uma das principais referências no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas e imunológicas em Belo Horizonte –, o Dr. Antônio morava em São Paulo. Em um mercado tão competitivo, ele logo sentiu a necessidade de desenvolver ações de marketing que pudessem melhorar sua visibilidade online e fortalecer sua reputação.

A solução encontrada foi consolidar sua presença no maior marketplace de saúde do mundo.

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“Quando eu comecei com a Doctoralia eu já tive resultados surpreendentes. Fez total diferença, impulsionando minha carreira de forma absurda. ”

Mesmo com a rotina atarefada, comum à maioria dos médicos, o doutor conseguiu dedicar uma parcela suficiente do seu tempo para trazer um ótimo retorno.

Com a chegada da pandemia, as ferramentas de telemedicina e prontuário eletrônico também passaram a fazer parte do seu dia a dia profissional. Agora, prestes a assumir a posição de sócio-administrador da Clinar, ele acredita que o sistema é essencial para o desenvolvimento do negócio.

"Pela experiência muito positiva no meu perfil individual, eu integrei o restante da clínica. Inclusive, tem uma nova profissional entrando e eu já comentei que aderir à Doctoralia seria quase uma exigência”.

Atualmente, também integram o corpo clínico da Clinar o Dr. Eloy Leite Praça Filho, a Dra. Luciana Soares Amaral, o Dr. Paulo Merheb, a Dra. Thais Teles Oliveira e a Dra. Lilian Barbosa de Carvalho.

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Desafio

  • Fortalecer o marketing dos especialistas e, como consequência, da clínica toda
  • Integrar as agendas de todos os profissionais e facilitar o processo de agendamento tanto para pacientes como para a recepção
  • Conciliar a rotina intensa de atendimentos com os esforços em marketing, trazendo resultados reais
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Objetivo

  • Melhorar a visibilidade e a reputação online
  • Encontrar ferramentas simples, porém eficientes
  • Digitalizar a jornada do paciente
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Solução

  • Disponibilizar agendamento 24h por dia, publicar a experiência dos pacientes e posicionar-se nas primeiras posições do Google
  • Adotar uma plataforma conectada e completa
  • Incluir todo o corpo clínico ao sistema da Doctoralia Clínicas

Palavras do Dr. Antônio:

CAPÍTULO 2

A recepção como protagonista

Outra personagem importante na história de sucesso da Clinar com o Doctoralia Clínicas é a Rosilene, uma das duas secretárias responsáveis pelos agendamentos e atendimento aos pacientes na clínica. 

Ela relata: “quando os médicos colocaram a agenda deles na Doctoralia, houve uma procura maior. Sempre que é a primeira consulta, a gente tem o costume de perguntar quem indicou a Clinar, e vemos que as pessoas respondem muito que foi pela internet”.

Além do aumento no fluxo de pacientes, ela conta como os lembretes e confirmações de consulta automáticos enviados pelo sistema têm ajudado no dia a dia da recepção: 

“Antes, eu tinha que ficar ligando para todos os pacientes para confirmar, agora não. Mesmo quando a gente marca o retorno ainda na clínica, a pessoa logo em seguida recebe uma notificação e aquela informação já fica no telefone dela. No dia da consulta, ela também recebe outra confirmação. Então isso foi muito bom. ”

De acordo com a Rosi, ter o dia e o horário descritos no celular de forma automática faz com que o paciente possa conferir a data da consulta com facilidade, sempre que quiser, reduzindo as faltas. Como muita gente marca com bastante antecedência, é comum que esqueçam ou que encontrem um horário mais próximo em outra clínica, mas não se lembrem de avisar. A automação de notificações contribui bastante nesse sentido.

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Outro ponto importante é o preenchimento de lacunas na agenda. Quando acontece um cancelamento e um horário no calendário de qualquer doutor fica livre, ele é rapidamente preenchido pelos pacientes que estão na internet.

CAPÍTULO 3

Antes e depois do combo Marketing + Agenda Online

Assim que se mudou de São Paulo para Minas Gerais, o Dr. Antônio notou que as avaliações de pacientes compartilhadas em seu perfil, além da relevância do marketplace, o ajudaram a se destacar nas buscas pela sua especialidade no novo endereço. 

“A maneira com que vocês conseguiram destaque no Google fez total diferença para mim. Por exemplo, procurando por ‘alergista em Minas Gerais’, a lista com os 20 melhores da Doctoralia está entre os primeiros links. Quando o paciente vê o meu nome no topo, com todas as opiniões, se sente mais seguro para fazer o agendamento.”
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perfil clinar

Evolução dos agendamentos online 

  • Houve um aumento expressivo no total de agendamentos da Clinar, reflexo de todas as ações de marketing e retenção
  • Conforme a Agenda Online foi ganhando visibilidade, passou a representar uma parcela maior das consultas da clínica.
  • A evolução está sendo progressiva e constante, demonstrando alto potencial para os próximos meses.
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Dessa forma, o perfil da Clinar se torna uma nova oportunidade de divulgar o trabalho dos especialistas ou mesmo atrair aqueles pacientes que ainda não têm preferência por nenhum profissional, mas valorizam a reputação da clínica.

E considerando que todo profissional de saúde também é um paciente, o próprio Dr. Antônio se diz um usuário ativo na plataforma de buscas: “até eu, quando quero me consultar com um médico de outra especialidade, vou lá na Doctoralia procurar recomendações antes de marcar”.

CAPÍTULO 4

Centralizando todos os esforços em uma única ferramenta

Desde o início da carreira, o Dr. Antônio já experimentou algumas modalidades de prontuário eletrônico, de alternativas gratuitas a pagas. Assim que ele soube que a funcionalidade havia sido implementada no sistema da Doctoralia, que já utilizava para potencializar sua visibilidade online, ele optou por concentrar tudo em uma única solução.

E logo no início, ele passou por uma situação que marcou sua experiência: ao identificar um pequeno problema com o espaçamento entre as linhas, ele prontamente recebeu o suporte da equipe e a questão foi solucionada com agilidade e eficiência.

Como sua rotina foi facilitada pelos diferencias do prontuário eletrônico da Doctoralia, segundo ele:

  • Como prefere preencher todas as informações em uma única aba para agilizar o processo, considera a personalização um dos pontos mais positivos.
  • Outro benefício essencial é a integração do prontuário de todos os médicos, permitindo o acesso compartilhado ao histórico dos pacientes e facilitando a troca de conhecimento entre eles.
  • Esta integração acontece também com as agendas do corpo clínico, otimizando a gestão feita pelas secretárias e permitindo que os profissionais confiram seus calendários em tempo real, onde quer que estejam, graças ao aplicativo.
  • Esta foi uma grande evolução para a Clinar, pois o sistema anterior era restrito à recepção, o que impedia o acesso longe da clínica.
CAPÍTULO 5

A experiência do paciente validando a transformação digital

Mais do que atrair novos pacientes, a Clinar se preocupa também com a qualidade da experiência oferecida e nota que o Sistema de Agendamento Online Doctoralia Clínicas contribui na construção de uma jornada positiva. O Dr. Antônio até escuta de alguns pacientes que eles só marcam consultas pela Doctoralia agora!

Um exemplo disso é o Erick Drummond Martins, que pesquisou “melhores alergistas de Belo Horizonte” no Google e assim conheceu o doutor. Ao ver a quantidade de avaliações de outros pacientes exibidas em seu perfil, algumas até descrevendo o sucesso de tratamentos similares ao que ele buscava, sentiu-se mais seguro para realizar o agendamento.

3 pontos importantes sobre a experiência do Erick com a Clinar:

  1. Destaque no Google: pesquisando por "melhores alergistas em Belo Horizonte" ele encontrou a Doctoralia nos primeiros links e logo foi atraído pelo perfil do Dr. Antônio
  2. Agendamento e lembretes: a praticidade de marcar a consulta sem ter que ligar, assim como o preenchimento automático do compromisso na Agenda do Google e os lembretes por WhatsApp
  3. Avaliações de pacientes: as opiniões de outros pacientes, alguns que passaram pelo mesmo tratamento que ele buscava, o deixaram mais seguro

3 pontos importantes sobre a experiência do Erick com a Clinar:

CAPÍTULO 6

Eliminando barreiras geográficas com a Telemedicina

Assim que a telemedicina foi autorizada no Brasil, o Dr. Antônio já iniciou seus atendimentos à distância, sempre com a ferramenta de vídeo da Doctoralia integrada à agenda.

Com isso, ele passou a atender pacientes de todo o Brasil! Como a alergologia envolve muitas lesões de pele, o paciente consegue mostrar o problema pela câmera ou enviar fotos para que o especialista consiga ter uma boa ideia de como está a reação, como ela surgiu e os causadores.

“Na minha especialidade, a telemedicina veio a acrescentar. Claro que o exame físico é essencial em alguns casos, mas de 80 a 90% das queixas a gente consegue resolver. E o excelente da Doctoralia é que a plataforma fornece total segurança e, se a conexão é boa, a conversa flui perfeitamente, já é conectada com o prontuário e a prescrição. Eu só tenho elogios a fazer.”
CAPÍTULO 7 - E FINAL

💡 Dica do Dr. Antônio para colegas médicos

Assim como a maioria de nós, o Dr. Antônio faz parte de grupos de WhatsApp com médicos de Belo Horizonte e de São Paulo, alguns colegas de especialidade e outros de profissão. Sempre que alguém pergunta sobre a Doctoralia por lá, ele responde com sinceridade: “pode fazer, faz mesmo! Porque o retorno financeiro e o feedback dos pacientes são excelentes”. 

Ele acredita que a medicina mudou, não é mais a medicina de 5 anos atrás. Hoje em dia, é preciso se destacar na internet, investir em comunicação e trabalhar nas redes sociais. Quem não se envolver com isso vai ficar para trás, como já tem muita gente ficando.

Quer ter resultados similares aos da Clinar na sua clínica? Solicite e um contato e nossa equipe retornará com informações personalizadas: Conhecer o Doctoralia Clínicas