mai 26, 2021

Produtividade em clínicas: o que é e por que se preocupar?

Two-doctors-colleagues-standing-at-reception-desk-talking-and-sharing-information-with-receptionist-in-modern-clinic-1275072738_3867x2579

O cotidiano de trabalho de uma clínica costuma ser agitado. É preciso dar atenção aos pacientes que chegam à recepção, tirar dúvidas, marcar consultas pelo telefone, enviar mensagens para confirmar os agendamentos... ufa! Isso sem mencionar responsabilidades administrativas e burocráticas, como as  relacionadas a planos de saúde, manutenção do espaço físico, entre outras.

A chave para dar conta de tudo que é necessário para o bom funcionamento do negócio e ainda sobrar tempo para pensar em estratégias assertivas está na produtividade. Trabalhando de maneira produtiva, a equipe do centro médico consegue fazer mais em menos tempo.

Como aumentar a produtividade de clínicas é o tema deste artigo, que é uma prévia de um eBook gratuito que pode ser baixado no fim da página. Nele você aprenderá, da teoria à prática, como otimizar a gestão do seu negócio,  qual a importância da produtividade no dia a dia e como aplicar mudanças inteligentes. Esperamos que goste da leitura!

O que é produtividade e qual sua importância?

Em termos gerais, podemos entender a produtividade como fazer mais em menos tempo, sem comprometer a qualidade das entregas do negócio. Ou seja:

Produtividade nada mais é do que otimizar os afazeres do dia a dia.

Atualmente, o tempo é um recurso valioso para qualquer empresa. Logo, fazer essa otimização impacta diretamente na rentabilidade. Por isso, investir em ter produtividade é tão importante, especialmente no caso das clínicas, que precisam dar conta de tarefas diversas, que vão da administração ao pós-consulta.

Conheça o conceito de produtividade e saiba por que ela é tão importante nos negócios em geral, mas principalmente os do setor da saúde.

Conceito de produtividade

No contexto da economia, a definição de produtividade é "uma maneira de medir a eficiência". Mas podemos dizer, também, que produtividade consiste em obter resultados melhores com menos trabalho. Quando procuramos formas de ser produtivos, o que queremos é, na verdade, alcançar nossos objetivos focando nas tarefas que mais importam.

Quando você pensa em uma pessoa produtiva, qual imagem vem à mente? Podemos pensar em alguém ocupado o tempo todo, alternando entre diferentes tarefas e trabalhando com pressa para dar conta de todas elas.

Mas essa é uma ideia errônea. Ser produtivo e estar sempre ocupado não são sinônimos. Na verdade, pode até ser o contrário.

Quem trabalha de forma produtiva, no geral, não corre atrás de prazos, mas sim está à frente deles. Lembre-se: todos temos dias com a mesma duração de 24 horas. Trabalhar de forma produtiva consiste em aproveitá-las da melhor forma possível.

Em outras palavras, não é trabalhar mais, e sim trabalhar de maneira mais inteligente

Por que todo negócio deve pensar em produtividade?

Female-doctor-discussing-with-manager.-966280470_6016x4016

Qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida precisa entender a importância da produtividade no ambiente de trabalho. Trabalhar de maneira eficiente e otimizada traz benefícios para o negócio, os colaboradores e os clientes: 

  • Para os clientes: ter uma empresa produtiva se traduz, para a clientela, em um atendimento de qualidade. Oferecer uma boa experiência aos consumidores é a chave para satisfazê-los e, como consequência, fidelizá-los. Afinal, quando uma pessoa é bem atendida, ela tende a compartilhar essa experiência positiva com outras pessoas. Dessa forma, a empresa também recebe novos clientes sem ter investido ativamente nessa aquisição.
  • Para a empresa: além da fidelização de clientes e das recomendações, o negócio também se beneficia financeiramente com uma equipe produtiva. Isso porque os colaboradores não deixam de ser um investimento e, como tal, devem trazer retorno. Outro benefício é a competitividade no mercado.
  • Para os colaboradores: um ambiente produtivo ajuda a motivar os colaboradores, melhorando o clima organizacional. Além disso, o sucesso de uma empresa produtiva pode levar ao compartilhamento dos bons resultados com os colaboradores. Aumentos salariais, comissões e outros benefícios são algumas formas de fazer isso, deixando-os ainda mais motivados. 

Por que os negócios da saúde devem pensar ainda mais em produtividade?

Consultórios, clínicas e hospitais são empresas como quaisquer outras, mas vivem uma realidade completamente diferente.

Mais do que garantir a sobrevivência do negócio, um centro médico produtivo é responsável por melhorar a qualidade de vida de mais pessoas, reduzir o tempo de dor, identificar problemas de saúde, evitar episódios futuros e, nos casos mais extremos, salvar vidas.

Visto que a maioria das pessoas não frequenta um estabelecimento médico por vontade própria e possivelmente já chega com uma preocupação, estresse ou dor, a experiência do paciente precisa ser excepcional. O atendimento ao cliente é importante independente do mercado de atuação, mas no momento de vulnerabilidade e sensibilidade do paciente, um detalhe pode fazer toda a diferença.

Para tal, o desafio é gerenciar as tantas atividades diferentes a serem realizadas em uma instituição médica. Na recepção, há questões administrativas, burocráticas, de organização de agenda e de auxílio ao especialista. Em paralelo, existe a gestão estratégica da clínica, que, muitas vezes, é feita pelo próprio médico, que concilia a atividade com sua agenda complexa de atendimentos.

O primeiro passo para ter uma clínica eficiente, é identificar os gargalos de produtividade enfrentados.

Os centros médicos costumam começar suas atividades com uma equipe enxuta. O problema é que muitos não se dão conta de que deixaram de ser um profissional autônomo e agora são, de fato, uma empresa complexa. Há toda uma estrutura em volta — recepção, financeiro, administração. 

Essa estrutura vai crescendo e, comumente, o próprio profissional de saúde vira o gargalo da sua clínica, podendo impactar seu crescimento. Manter um equilíbrio entre atendimento aos pacientes, equipe a ser gerida e infraestrutura crescente, tudo de forma organizada e produtiva, apesar de ser uma dificuldade, é essencial para o funcionamento sustentável do estabelecimento.

A boa notícia é que é possível dar conta de toda essa carga de trabalho de forma que pacientes, colaboradores e a administração da clínica fiquem satisfeitos. Falamos mais sobre isso no eBook completo sobre o tema, acesse gratuitamente no botão abaixo: 👇

[📚 eBook] Produtividade em clínicas: dicas para a otimização da gestão

Continue lendo este material e descubra como medir a produtividade do negócio, qual o papel da recepção nas otimizações e exemplos de ferramentas para tornar seu centro médico ainda mais produtivo.

Acessar agora

 👉 Leia também: Como melhorar o atendimento ao paciente com a análise de ligações?