dez 17, 2021

Por que ter uma presença digital é tão importante para clínicas e profissionais de saúde?

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Entenda a importância da presença digital para clínicas e profissionais de saúde.

Vivemos na era da transformação digital, onde a tecnologia e inovação tornaram-se essenciais para a sustentabilidade de inúmeros negócios, inclusive, instituições de saúde que desejam obter sucesso na aquisição de novos pacientes ou fidelização dos atuais.

O Brasil é o país em que as pessoas passam mais tempo em aplicativos de celular. A média é de 5,4 horas diárias olhando o smartphone, conforme mostram dados do App Annie Intelligence referentes ao segundo trimestre de 2021.

O número cresceu consideravelmente durante a pandemia: em 2019, a média brasileira era de 3,8 horas por dia, o que indica um aumento de 30% em um período de dois anos.

Todo esse tempo que as pessoas passam conectadas representa uma ótima oportunidade para empresas chegarem até suas audiências por meio da internet.

Segundo levantamento da Doctoralia, 9 entre 10 pacientes já pesquisam na web por especialistas.

Nesse contexto, saem na frente as clínicas que investem em ter uma presença digital. Com ela, a instituição de saúde ganha autoridade, torna-se mais acessível e oferece uma experiência melhor aos pacientes, contribuindo para fidelizá-los.

Para saber mais sobre a importância da presença digital para clínicas e profissionais de saúde e por onde começar a desenvolvê-la, continue a leitura!

Conhecendo o perfil do paciente digital

Ter uma presença digital consistente ganha importância em um momento onde os pacientes passam cada vez mais tempo na internet.

Esse perfil, chamado paciente digital, recorre à rede para tirar dúvidas, pesquisar especialistas e agendar consultas.

Empoderado pelas informações que encontra online, quer ter protagonismo em relação às decisões sobre os próprios tratamentos, economizar tempo e ter comodidade na hora de cuidar da própria saúde.

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O paciente digital também é imediatista: deseja ter facilidade para encontrar o que precisa. Caso a instituição de saúde não atenda aos seus anseios, ele não hesita em procurar outra opção.

De outro lado, a adoção de práticas médicas que dão mais autonomia aos pacientes já era uma tendência no século XX. Com a chegada da internet, isso foi potencializado, de modo que os pacientes chegam às consultas cada vez mais informados

A pandemia também precisa ser considerada para entender as mudanças mais recentes no comportamento dos pacientes. Nesse período, a preocupação com a saúde aumentou, exigindo mais cuidado e proximidade da parte dos médicos.

O momento de vulnerabilidade, marcado pelo medo e pelas incertezas, necessitou de atendimentos ainda mais humanizados.

A importância da presença digital para clínicas

Em primeiro lugar, ter uma presença digital é essencial para as clínicas e profissionais de saúde que querem se manter competitivos no mercado. 

Graças à internet, a clínica se torna acessível 24h por dia e pode ser encontrada com mais facilidade pelos clientes em potencial, além de e oferecer comodidades que vão ao encontro do que deseja o paciente digital. 

Um exemplo de facilidade é o agendamento online de consultas, que permite que o próprio cliente escolha o especialista, dia e horário desejados, sem ter que recorrer ao telefone e depender de um recepcionista em horário comercial.

Veja a seguir outras razões para começar a desenvolver a sua presença digital agora mesmo.

Construção de autoridade digital

Uma das principais vantagens de ter uma presença digital consolidada é o ganho de autoridade na sua área.

Esta construção de autoridade é importante para atrair pacientes e também para que a clínica seja vista como referência por outros negócios do mercado. Para construí-la, você precisa ir além do  conhecimento técnico do corpo médico e mostrar a sua expertise para o mercado.

De fato, isso já podia ser feito antes da internet, em encontros presenciais como palestras e eventos, por exemplo. No entanto, no meio digital, existe o ganho de escala, conforme explicaremos a seguir.

Na web, seus conteúdos podem ser consumidos e compartilhados infinitamente, tornando o seu negócio mais conhecido entre um público que não ficaria sabendo da sua existência por outros canais.

Mas, afinal, como fazer isso? Uma maneira bem conhecida de trabalhar a construção de autoridade online é por meio da produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Ao compartilhar materiais que mostram o seu conhecimento de maneira regular e consistente, seja no site, blog, redes sociais ou outros canais que fizerem sentido para o seu negócio, você se torna útil para as pessoas que precisam dessas informações.

Assim, quando elas precisarem marcar uma consulta, certamente lembrarão do seu negócio.

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Aumento nos agendamentos

Para os pacientes, o principal impacto da presença digital das clínicas é a melhoria da experiência que têm com a instituição de saúde ao longo de toda a jornada.

Vale lembrar que a jornada do paciente, ao contrário do que se pode pensar, não começa no momento da consulta. Ela inicia, por exemplo, quando o paciente se dá conta de que precisa de serviços de saúde e começa a pesquisar por eles no Google, por exemplo.

Quando a clínica conta com um site e redes sociais ativas e atualizadas, ela aumenta as chances de aparecer nos resultados dessa pesquisa. A instituição ainda pode ir além, oferecendo a possibilidade de agendamento online. Assim, o paciente pode concluir o processo por conta própria.

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E isso não é vantajoso somente para o paciente. Digamos que ele faça essa pesquisa à noite, depois do trabalho. Se a clínica só oferece atendimento telefônico, certamente perderá o agendamento, pois o paciente terá que aguardar até o dia seguinte para entrar em contato.

Nesse processo, ele pode se esquecer de ligar, ou simplesmente encontrar outra instituição de saúde que oferece agendamento 24 horas.

 

Dessa maneira, ao ter uma presença digital, a clínica consegue aumentar o número de agendamentos, contribuindo com sua saúde financeira.

Fidelização dos pacientes

Outro motivo para investir na construção da sua presença digital é a fidelização dos pacientes.

Combinar uma experiência de qualidade no agendamento, sobre a qual falamos no item anterior, com um bom atendimento presencial no dia da consulta é a receita para fidelizar os seus pacientes atuais o que garantirá novas consultas no futuro e até mesmo indicações de amigos e familiares.

👉 Não sabe como está a sua presença digital? Clique aqui e faça o nosso quiz para descobrir o seu grau de influência entre os pacientes. 

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Por onde começar a desenvolver uma presença digital?

Agora que você já sabe qual é a importância de ter uma presença digital, pode estar se questionando sobre por onde começar.

Ao entrar no digital, é importante ter uma estratégia clara, e não apenas tentar estar presente em todos os canais existentes. Para isso, é interessante que a clínica entenda onde estão os seus pacientes e quais redes sociais utilizam, por exemplo. 

Cada uma tem sua própria dinâmica e os públicos podem variar. Por isso, após selecionar as que fazem sentido para o negócio, é importante pensar em conteúdos voltados para cada canal também. Contudo, há uma ferramenta válida para os negócios de todos os segmentos: o Google Meu Negócio.

Google Meu Negócio - Doctoralia

Quando alguém procura o nome de um estabelecimento no Google e recebe como resultado o endereço, telefone, horário de funcionamento e outras informações de maneira organizada e visual, isso quer dizer que essa empresa está cadastrada no Google Meu Negócio.

A ferramenta é gratuita e cadastrar-se nela é muito importante para que a clínica seja encontrada, não só quando um paciente em potencial pesquisa pelo nome do negócio, mas também quando pesquisa por clínicas nos arredores do endereço em que se encontra.

O Google Meu Negócio também permite que a instituição de saúde seja avaliada pelos pacientes, que podem deixar comentários e dar uma nota de 1 a 5.

Ter uma boa reputação é outra maneira de garantir mais agendamentos.

“Quantas vezes você já deixou de ir a algum restaurante ou comprar em alguma loja após pesquisar e descobrir que o atendimento é ruim?”

Portanto, é fundamental realizar seu cadastro e mantê-lo atualizado com endereço, telefone e horário de funcionamento corretos, fotos e outras informações que julgar importantes para quem ainda não conhece o seu negócio.

Melhore sua presença digital com a ajuda da Agenda Doctoralia

Se a sua clínica deseja aumentar a presença digital, então precisa conhecer a Agenda Doctoralia, sistema de agendamento que ajuda a economizar tempo, fidelizar pacientes e, por consequência, aumentar a receita.

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A ferramenta possibilita a oferta de agendamento 24h por dia, 7 dias por semana, por diversos canais.

As consultas ficam em um só calendário e contam com fluxos de confirmação automáticos. Os links das agendas dos especialistas podem ser disponibilizados nas redes sociais. 

Além disso, como complemento ao software, a clínica ou profissional de saúde podem ainda estar presentes no marketplace da Doctoralia, contando com a visibilidade de um portal com mais de 15 milhões de acessos mensais e as avaliações dos pacientes, que trazem ainda mais força.

Saiba mais e peça uma demonstração!

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