mar 31, 2020

Consulta Online: a chave para superar a Covid-19


Consulta online é a chave para superar a Covid-19 - Doctoralia

O coronavírus (Covid-19) atravessou fronteiras e chegou com força no Brasil, modificando radicalmente a rotina de toda a população. A natureza excepcional da situação demanda esforço máximo de todos nós para ajudar a interromper essa pandemia. Mas, como profissionais da área da saúde, nossa responsabilidade é ainda maior. Sendo assim, como podemos contribuir?

Com o objetivo de facilitar o contato dos médicos com os pacientes durante este período que exige isolamento social, o Ministério da Saúde recentemente reconheceu o uso da telemedicina no país. Além disso, foi sancionada uma nova Lei Federal (13.989/2020) que reforça a importância da teleconsulta durante o combate à pandemia. 

Esta é a principal forma de descongestionar as unidades de saúde, permitindo que os especialistas se concentrem em casos de infecção e outras emergências, assim como garantam a continuidade de tratamentos para as demais doenças crônicas.

Neste artigo, você vai entender como as consultas online funcionam, conhecer seus reais benefícios e conferir dicas para usar a tecnologia como forma de aproximar o contato com o paciente durante a quarentena. Boa leitura!

Qual é o papel dos profissionais de saúde, e da consulta online, no combate ao coronavírus?

O principal compromisso a ser cumprido pelos profissionais da saúde é proteger a população. Ou seja, minimizar a presença de pessoas nas ruas e locais públicos, sem deixar de prestar atendimento médico de qualidade. Para isso, a chave é a realização de consultas online. 

Já comum em outros países do mundo, como Espanha e EUA, a telemedicina traz duas grandes vantagens na redução do contágio da Covid-19: o não saturamento do sistema de saúde por consultas não urgentes e, com isso, a redução da disseminação do vírus

Benefícios da consulta online

Proteção

Na situação excepcional em que nos encontramos atualmente, o primeiro ponto a ser destacado é a possibilidade dos pacientes participarem da consulta médica sem o risco de contrair uma séria infecção decorrente da Covid-19. Evitar o contato físico com outras pessoas, especialmente no ambiente hospitalar, é a principal recomendação para conter a propagação do vírus.

Economia de tempo

Outra vantagem que se aplica a qualquer situação é a economia de tempo com o trajeto. Sem perder vários minutos ou até horas com deslocamento, os pacientes – principalmente aqueles que precisam ser monitorados com frequência – conseguem encaixar o horário da consulta em sua agenda com mais facilidade.

Como consequência, o atraso e o no-show de pacientes são reduzidos, já que imprevistos de locomoção são evitados.

Redução do autodiagnóstico

A possibilidade de receber atendimento online ajuda a reduzir o autodiagnóstico que, segundo pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), é realizado por até 40% da população brasileira.

Hoje, a internet é a maior fonte de informação e, como você bem sabe, nem sempre elas são confiáveis. Embora nem todos os diagnósticos possam ser feitos por meio de uma consulta online, esse pode ser o primeiro passo para avaliar a situação do paciente e fornecer as informações adequadas.

Como seu consultório, clínica ou hospital pode oferecer consultas online?

Existem algumas plataformas, inclusive gratuitas, que podem ajudar na realização de videoconsultas, é o caso do Zoom, Skype e até mesmo o WhatsApp. Porém, é importante contar com uma ferramenta segura, conectada ao histórico do paciente e que garanta a total privacidade dos dados – para otimizar o atendimento, a gestão dos horários e até a pós-consulta. 

Nesse sentido, o software de gestão Doctoralia Clínicas é destaque no mercado por sua praticidade. Além de intuitivo e seguro, o recurso integra um conjunto de soluções, incluindo agendamento online, envio automatizado de campanhas de marketing e pesquisas de satisfação, opiniões dos pacientes e um perfil destacado no maior marketplace de saúde do mundo

Doctoralia Clínicas  Ofereça uma ferramenta de telemedicina simples, prática e segura e faça a  diferença no combate à Covid-19 Clique e saiba mais

Outras formas de comunicação com o paciente na quarentena 

Enquanto o isolamento social for recomendado, é muito importante que os especialistas mantenham a comunicação frequente com o paciente, especialmente aqueles em tratamento ou com doenças crônicas. A seguir, sugerimos alguns canais para tornar este contato mais próximo:

  • Pergunte ao especialista: a seção "Pergunte ao especialista" da Doctoralia reúne depoimentos de diversos especialistas em resposta a dúvidas dos usuários, relacionadas ou não à crise do Covid-19. Assim, o portal se torna uma fonte confiável de informações, atrai visibilidade ao profissional e também contribui para o descongestionamento do sistema de saúde. 
  • Chat online: através do software Doctoralia Clínicas, é possível se comunicar de maneira ágil com a sua base atual de pacientes. Ao contrário dos aplicativos comuns de troca de mensagens, esta ferramenta permite que o doutor esteja disponível apenas durante o horário que definir e consiga separar conversas profissionais das particulares. 
  • Envio de e-mail ou SMS: muitas vezes, basta receber uma orientação correta e saber que tem o suporte necessário para que o paciente se sinta mais tranquilo e seguro. O software da Doctoralia permite a automação e personalização no envio de SMS e e-mail para sua base de clientes.

Como gerar a receita médica digital após a consulta online?

Uma dúvida frequentes quanto à realização de consultas online diz respeito à prescrição de medicamentos em um receituário digital. De acordo com o CRM-PR, receitas e atestados eletrônicos podem ser disponibilizados desde que a assinatura do especialista seja passível de comprovação de autenticidade por mecanismos de verificação.

Uma das maiores plataformas para a geração de prescrição digital é a Memed, que é utilizada por mais de 50 mil médicos e mantém uma parceria com a certificadora Soluti a fim de facilitar a criação da assinatura digital. Atualmente, ela já é integrada com a ferramente de telemedicina da Doctoralia, permitindo que o agendamento online, a realização da teleconsulta e o envio de receitas e atestados sejam feitos na mesma única plataforma.

Vale lembrar que medicamentos controlados que exigem talonário azul (benzodiazepínico) ou amarelo (psicoestimulante) não têm sua prescrição digital permitida por lei.

Como funciona o pagamento de consultas online?

Outro aspecto que pesa na decisão de oferecer ou não consultas online é o pagamento. Felizmente, já existem diversas ferramentas que permitem a realização de pagamentos à distância com facilidade e rapidez, excedendo a relação de confiança entre conhecidos, familiares ou amigos, e atingindo um nível profissional de transação.

Confira a seguir algumas alternativas de pagamento online:

👉 Stripe

Esta é a plataforma integrada à ferramenta de telemedicina da Doctoralia para que os pacientes realizem seus pagamentos online. Presente em mais de 100 países, a Stripe ajuda a impulsionar milhões de empresas em quase todos os setores. No caso do agendamento pela Doctoralia, o paciente terá até 30 minutos para realizar o pagamento. Caso não haja a confirmação da transação, a consulta é cancelada automaticamente.

Como os preços dos serviços da sua clínica ou consultório são cadastrados na própria Doctoralia, o Stripe consegue utilizar esses dados para enviar a cobrança automaticamente, otimizando o tempo e garantindo total controle. 

👉 Transferência bancária 

É a forma mais popular de pagamento remoto, já que existe desde antes da era da internet. Felizmente, a digitalização nos permitiu enviar pagamentos por meio de transferências bancárias também online, apenas acessando nosso banco digital e tendo o número da conta de destino. 

O prazo para o recebimento pode variar dependendo do órgão bancário que emite e recebe o pagamento, bem como se ele é feito em um final de semana ou dia útil.

👉 Paypal

O Paypal se tornou uma das plataformas de pagamento mais populares nos últimos anos,  no entanto, exige a criação prévia de uma conta gratuita. Após adicionar os detalhes do cartão ou do banco, você começa a receber pagamentos. Para contas empresariais, há perfis específicos que permitem gerar faturas.

👉Adyen 

O Adyen chegou com força no mercado e conquistou grandes empresas como Spotify, Uber e Booking, que já o utilizam como plataforma de pagamento. Um de seus diferenciais é a possibilidade de compartilhar um link com o paciente, para que o pagamento possa ser feito de maneira rápida e fácil.

BÔNUS: outras formas de usar a tecnologia a favor da saúde

Uma das formas de minimizar o contágio pelo coronavírus é incentivar que a população cuide da sua saúde como nunca antes, fortalecendo sua imunidade e garantindo resistência para enfrentar os possíveis sintomas.

Por isso, seguem dicas de aplicativos que podem ajudar pacientes a monitorarem sua saúde após a consulta à distância:

Este é um excelente aplicativo para auxiliar pacientes com diabetes – mais suscetíveis a desenvolver a Covid-19 – no monitoramento da glicemia, controle de carboidratos e utilização de insulina. Um dos destaques do app são os gráficos e recursos visuais, que tornam o acompanhamento diário da doença mais visual e intuitivo, além da sua integração com demais dispositivos de saúde.

Este é um aplicativo recomendado para pacientes que estão passando por algum tratamento, ou que ingerem grande quantidade diária de medicamentos e precisam de uma solução que facilite a administração dos remédios e o acompanhamento das recomendações médicas. Com ele, é possível escanear embalagens e criar listas detalhadas com os itens prescritos, que podem ser compartilhadas com especialistas da saúde e familiares.

Manter a qualidade do sono é fundamental para a saúde, especialmente em momentos de ansiedade e insônia. O Sleep Cycle busca contribuir no monitoramento do sono, fazendo com que os pacientes tenham mais consciência sobre a maneira como dormem e, como consequência, permitindo um descanso melhor. 


Juntos, podemos superar a crise da Covid-19! 💪

Temos um grande desafio pela frente: demonstrar que a telemedicina é a chave para conter o coronavírus. Entenda no vídeo abaixo como funciona a ferramenta de Telemedicina para profissionais da saúde e centros médicos da Doctoralia:

Telemedicina para clínicas - Doctoralia

Aproveitamos a oportunidade para dar todo o nosso apoio e agradecer aos profissionais de saúde que estão dando tudo de si nesses momentos difíceis. Muito obrigado! 💙