fev 25, 2021

Como medir a eficácia de ações de marketing em clínicas?

Como medir a eficácia de ações de marketing em clínicas? - Doctoralia

Não há mais a necessidade de convencer ninguém sobre a importância e eficácia de ações de marketing no desenvolvimento de negócios, certo? E isso também se aplica a clínicas, consultórios e hospitais.

Hoje em dia, a área de marketing de uma clínica tem muitas oportunidades para promover a organização — tanto online, por exemplo, por meio do ranqueamento do site, redes sociais, Google Ads, quanto offline, como em outdoors, folhetos, publicidade na TV ou rádio.

Nas campanhas de marketing, clínicas podem se concentrar na aquisição de novos pacientes e na promoção dos serviços, mas também na construção de relacionamentos com essas pessoas e na resposta às suas expectativas.

A gama de ferramentas disponíveis e de campanhas é ampla. Nesse contexto, é preciso se perguntar: em quais ações vale a pena se concentrar? E a resposta é simples: naquelas que têm um resultado mensurável! Os orçamentos de marketing das clínicas costumam ser limitados, portanto, vale a pena verificar quais canais e ferramentas de marketing são mais eficazes.

É sobre como medir a eficácia das ações de marketing da clínica que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

Como medir a eficácia das ações de marketing?

O marketing é um investimento. Por isso, é importante que os resultados obtidos superem os custos. Sua eficácia pode ser medida, por exemplo, pelo volume de visitas no site da clínica ou pelo número de ligações recebidas dos pacientes. No entanto, o indicador mais comum é o aumento do número de consultas, já que esse costuma ser um dos principais objetivo das campanhas de marketing em centros médicos.

Ferramentas online, como o Google Ads ou o Instagram, tornam possível acompanhar os efeitos da campanha de forma contínua — por exemplo, mensagens enviadas para a clínica ou cliques em um link. Mas como você mede a eficácia das atividades offline? Existem ferramentas que combinam a análise dos resultados das ações online e offline?

Use números de telefone exclusivos

Essa possibilidade é fornecida por ferramentas que geram números de telefone dedicados. Ou seja, para cada campanha (por exemplo, uma ação em um outdoor ou um anúncio no Facebook), você pode criar um número de telefone individual, que direciona — é claro — para a recepção. 

Quando um paciente liga para esse número, o sistema de registro do telefone o reconhece como um número referente a uma ação de marketing específica. Dessa forma, é possível acompanhar a quantidade de chamadas decorrentes de cada canal e quantas delas se transformaram de fato em agendamentos de consultas.

Essa função, inclusive, é uma das possibilidades oferecidas pelo Doctoralia Phone, sistema de telefonia VoIP para clínicas da Doctoralia. O software permite que você verifique quais campanhas geram mais tráfego telefônico e quais não trazem os lucros esperados. Gráficos transparentes mostram o número de ligações e agendamentos, assim como a eficácia das ações realizadas. Dessa forma, o gestor pode verificar facilmente a rentabilidade da campanha e gerir o orçamento de marketing.

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Construa um relacionamento com os pacientes

Outra ação importante do marketing da clínica é a construção de relacionamentos com os pacientes. De acordo com estudos conduzidos pela Doctoralia, até 95% dos pacientes satisfeitos com a consulta retornarão ao mesmo especialista. Isso mostra o quanto é importante atender às necessidades dos pacientes.

Mas como medir a satisfação do paciente? O Doctoralia Phone ajuda também nessa tarefa. Com a ferramenta, a recepção pode registrar com praticidade os assuntos da conversa. Assim, é possível obter insights sobre as áreas de interesse dos pacientes — por exemplo, quantas vezes ligam para um especialista perguntando sobre a disponibilidade de um serviço, ou com que frequência querem pedir recomendações após a consulta. Esse controle dos temas das conversas com os pacientes permite avaliar o quanto a oferta divulgada é atrativa.

Também vale a pena avaliar, após a consulta, em que medida o serviço atendeu às expectativas do paciente e verificar se ele está disposto a retornar. Uma forma de medir a satisfação é, por exemplo, enviar um questionário no qual o paciente avalia a visita e sua experiência com a clínica. O feedback recebido será uma fonte de conhecimento muito valiosa para os gestores.

Outra forma de avaliar o nível do atendimento ao paciente é controlar a qualidade das ligações telefônicas feitas pela recepção. Graças às estatísticas de desempenho da equipe oferecidas pelo Doctoralia Phone, o gestor pode verificar a quantidade e o tempo médio de atendimento de cada funcionário e o número de consultas agendadas. Com base nisso, ele terá recursos para entender se o recepcionista presta atenção suficiente ao paciente que está ligando e se consegue incentivá-lo a marcar uma consulta.

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É certo que aumentar a lucratividade do negócio e a atratividade de mercado são os grandes objetivos dos gestores de clínicas ao colocar em prática campanhas promocionais. Por isso é tão importante controlar sua eficácia: todas as campanhas de marketing devem ser medidas continuamente para que, a partir da análise dos resultados, seja possível escolher aquelas mais lucrativas para a instituição, tendo em mente a satisfação do paciente.

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