abr 09, 2021

Como avaliar campanhas de marketing usando o telefone da sua clínica

Como avaliar campanhas de marketing usando o telefone da sua clínica - Doctoralia

Medir os resultados das suas campanhas de marketing não só permite conhecer o retorno dos investimentos, como também ajuda a corrigir a estratégia, melhorando a execução do seu orçamento.

O que talvez você não saiba é que dá para usar o telefone da clínica para avaliar a efetividade da sua comunicação. Esse canal, que segue como favorito dos pacientes para a marcação de consultas, pode ser uma fonte de dados valiosos sobre suas ações de marketing.

Nesse artigo, você conhecerá quais são os tipos de campanhas de marketing, saberá por que medir suas ações é importante e aprenderá a fazer isso com a ajuda do telefone. Confira!

Tipos de campanhas de marketing 📌

Antes de aprender a avaliar campanhas de marketing usando o telefone da clínica, é importante que você saiba quais são os principais tipos de campanhas que costumam promover o agendamento de consultas.

Campanhas offline

Essas campanhas são as mais tradicionais e utilizam meios analógicos para passar a mensagem. Por exemplo, os outdoors que você vê na rua ou a propaganda que ouve na rádio.

Campanhas online

A crescente popularização da internet tem feito com que mais pessoas consumam conteúdo online, seja por meio de redes sociais, buscadores como o Google ou, quando buscam-se informações sobre saúde, especialistas ou centros médicos, o portal da Doctoralia

As campanhas online acontecem em diversas plataformas digitais e podem ser segmentadas (e medidas) com mais precisão do que uma campanha offline.

👉 Leia também: Marketing Digital na Saúde: estratégias online para atrair pacientes

Boca a boca digital

Apesar de não ser necessariamente um tipo de campanha online executada pelo time ou profissional de marketing, o boca a boca ainda é a melhor propaganda.

O paciente satisfeito com sua clínica – desde o primeiro agendamento, passando pela consulta, até o pós-atendimento –  tende a compartilhar sua experiência positiva com outras pessoas.

E quando esse compartilhamento acontece de forma online, por meio de uma avaliação na Doctoralia ou uma menção nas redes sociais, sua fala chega a um número muito maior de pessoas. 

Portanto, incentive a recomendação dos pacientes!

Campanhas de marketing automáticas enviadas após o atendimento incentivando o feedback costumam funcionar muito bem, e mesmo o próprio profissional da saúde pode reforçar suas redes sociais para que, caso o paciente se sinta à vontade, o mencione em possíveis publicações.

👉 Leia também: Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

Campanhas com influenciadores

Você segue influenciadores nas redes sociais? Quando pessoas com muitos seguidores ou que são referências em um nicho de mercado promovem uma marca, certamente estão recebendo algo em troca. 

Dependendo dos serviços que sua clínica oferece, o marketing de influência pode ser uma ótima oportunidade de posicionar o seu negócio como autoridade na área, compartilhando conteúdos relevantes e atrativos para seu público. Mas antes, lembre-se de conferir as recomendações do CFM quanto à publicidade médica.


Com essas informações em mente, agora podemos falar sobre maneiras de avaliar as divulgações e como o número de telefone da clínicas pode ser fundamental para identificar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas.

Por que medir suas campanhas? 📊

O que não é medido, não existe.

Imagine que você pagou mil reais pelo conserto do seu carro, mas que o mecânico não quer deixar você testá-lo depois de finalizar o serviço. Como você saberá que o veículo foi, de fato, consertado?

Pois é, com as campanhas de marketing acontece a mesma coisa. Se você não consegue ver os resultados, seu dinheiro pode estar sendo desperdiçado.

Qualquer investimento feito deve gerar um retorno, o que significa que seu dinheiro estará gerando mais dinheiro. No caso de uma clínica, isso pode se refletir em pacientes que já se consultaram alguma vez e voltam a pagar por seus serviços, ou em novos pacientes que decidem fazer um agendamento como consequência da campanha de marketing na qual você investiu.

Abaixo, compartilhamos a fórmula para saber se uma campanha está gerando retorno sobre o investimento.

ROI = Lucro bruto ➖ Investimento em marketing ➗ Investimento em marketing

Essa mensuração permitirá que você distribua o orçamento de marketing estrategicamente e, com o tempo, encontre os canais mais lucrativos para se anunciar.

Caso descubra que uma campanha não está gerando retorno, conseguirá ajustar sua comunicação e otimizar seu esforço. Medir cada esforço de marketing é a chave para obter melhores resultados e aumentar sua receita.

Como medir campanhas de marketing por meio do número de telefone da clínica? 📞

Como avaliar campanhas de marketing usando o telefone da clínica - Doctoralia

Anteriormente, falamos sobre os tipos de campanhas de marketing em que você pode investir para promover sua clínica. Agora, forneceremos ferramentas de análise para cada uma delas. Também explicaremos por que seu número de telefone pode ser fundamental no acompanhamento de resultados.

Campanhas offline

Essas são as campanhas mais difíceis de medir, pois, ainda que possam ter um grande alcance, é difícil saber quantas pessoas foram impactadas pela propaganda.

Nesse caso, um número de telefone é bastante útil para medir seu ROI, já que as ligações são um indicativo de quantas pessoas escutaram seu anúncio na rádio, por exemplo, e, a partir de então, decidiram saber mais sobre o que você anunciou.

Mas não se trata simplesmente de divulgar o número da clínica. A maneira mais assertiva de saber se um esforço de marketing está convertendo em agendamentos por telefone é atribuir um número especial a ele. Em outras palavras, cada canal exibirá um contato diferente, todos direcionando para a mesma linha telefônica.

Para isso, é preciso contar com um sistema próprio. O Doctoralia Phone, software de telefonia VoIP para clínicas, possibilita a criação de diferentes números e o rastreio completo, enquanto todas as chamadas são atendidas normalmente pelo telefone principal.

Campanhas online

Ações de marketing digitais são muito mais fáceis de mensurar, pois os anúncios costumam mostrar resultados de performance em tempo real.

Da mesma forma, as comunicações podem ser segmentadas para atingir apenas o público com os interesses que você procura, atraindo uma audiência mais qualificada.

No entanto, nem sempre as métricas que a plataforma de anúncio oferece são suficientes. Por exemplo, você pode usar uma ferramenta como o Bit.ly, que permite encurtar links para seu site e obter métricas de quantas pessoas e de quais lugares clicaram nele.

Mas como saber se alguém que viu uma publicidade sua internet não resolveu agendar pelo telefone?

Assim como nas campanhas offline, sua ação de marketing digital pode ser monitorada por meio de um número único de telefone. Assim, é possível ter uma visão geral de quantas pessoas de fato fizeram um agendamento – seja online ou por telefone – a partir de campanhas digitais.

👉 Leia também: Marketing Digital na Saúde: estratégias online para atrair pacientes

Influenciadores

No caso das ações com influenciadores, a mensuração é parecida com outras ações online, utilizando um número de telefone único para cada parceria.

Além disso, você também pode solicitar métricas mais específicas aos formadores de opinião, que por meio de suas redes sociais, podem obter o alcance ou as interações que a publicação de divulgação da clínica teve.

Como melhorar suas campanhas de marketing medindo os resultados 🔝

Como conversamos ao longo do artigo, medir suas ações de marketing trará informações importantes para decidir sua próxima estratégia ou campanha. Abaixo, algumas dicas para analisar seus resultados:

  • Se um dos canais que você usou não deu resultados, não o descarte tão cedo. Primeiro, analise os fatores que podem ter afetado seu desempenho. A campanha foi promovida em horários inadequados para aquele canal? Ela estava localizada em um lugar discreto? Entender o motivo do baixo desempenho pode ajudar a otimizá-lo e, assim, dar uma segunda chance.
  • Da mesma forma, se um anúncio tiver um desempenho satisfatório, ele pode ajudá-lo a melhorar todas as outras ações e entender qual segmento está mais interessado em seu serviço. Por exemplo, se você recebeu muitas ligações de um número postado no Instagram, pergunte-se: em quais tópicos o público estava interessado? Qual foi a segmentação que usei naquele anúncio?

Esperamos que esse artigo seja útil para medir e melhorar as estratégias de marketing da sua clínica! 😊  

E se quiser potencializar seus investimentos em marketing, conte com o nosso sistema de gestão telefônica para garantir que todas as ligações para a sua clínica sejam atendidas ou retornadas.

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