jan 15, 2020

Como atrair visitas de qualidade para o site de clínicas e consultórios

Atraia visitas de qualidade para o site de sua clínica - Doctoralia

Assim como você se preocupa com o espaço físico de sua clínica – recepção, consultas, sinalização, decoração etc –, a imagem que seu centro de saúde ou consultório projeta no ambiente online também merece atenção especial.

Ter um site profissional e moderno deve ser uma das prioridades da sua clínica tratando-se de visibilidade online. Neste artigo, mostramos os principais aspectos que você deve levar em consideração para ter um site com mais visitas de qualidade e transformar esses visitantes em pacientes que agendam uma consulta pela internet.

Estruture corretamente o conteúdo do seu site

Uma boa arquitetura das informações é essencial para construir um site atrativo e funcional. O conteúdo mal estruturado pode resultar em perda de posicionamento no Google e menos acessos.

Para oferecer uma página bem estruturada e realmente útil, é importante se colocar no lugar do usuário. O algoritmo do Google é capaz de identificar os conteúdos mais claros e relevantes para o público, priorizando-os no posicionamento da busca.

Confira algumas dicas para melhorar a estrutura de um site:

  • Crie uma estrutura horizontal com no máximo 3 níveis (conforme figura abaixo). Isso tornará a página mais fácil de rastrear e indexar pelos robôs do Google. 
  • Crie links internos – aqueles que apontam para outro artigo ou página do próprio site – para ajudar a melhorar a navegabilidade dos usuários e facilitar a leitura do conteúdo pelos buscadores. 
  • Certifique-se de o conteúdo mais importante está localizado nas páginas mais visíveis. O site da sua clínica deve oferecer acesso fácil ao agendamento online de consultas e aos detalhes de contato.

💡 Exemplo de uma boa estrutura para um site de clínica:

Abaixo, temos um exemplo de uma estrutura para o site da sua clínica que cumpre as boas práticas mencionadas:

Como atrair visitas de qualidade para o site de sua clínica - Estrutura - Doctoralia

Como você pode ver, este exemplo tem uma página principal (azul escuro), onde ficam os elementos mais importantes. No menu, localizado no nível 2 (azul médio), estão os itens que fazem a separação das subpáginas (azul claro) por temas, organizando o conteúdo para que seja encontrado facilmente. Essa divisão é primordial para alcançar um bom posicionamento no Google e, assim, fazer com que usuários os encontrem seu conteúdo na web.

Aplique as boas práticas de SEO (Otimização para motores de busca)

Os critérios utilizados pelo Google para decidir o nível de relevância das páginas são alterados constantemente. Logo, um site perfeitamente otimizado há cinco anos dificilmente atenderá aos requisitos exigidos atualmente pelo mecanismo de busca online para estar bem posicionado.

O algoritmo está cada vez mais eficaz em identificar se uma página é útil e relevante para os usuários que realizaram uma pesquisa específica. Portanto, podemos dizer que, se um site foi projetado para oferecer uma experiência de navegação positiva para usuário, o Google o verá com bons olhos.

Ainda assim, existem alguns aspectos — além do que o público vê  — que são essenciais para alcançar um melhor posicionamento:

  • Pesquise palavras-chave pelas quais deseja que os pacientes encontrem seu site. Por exemplo, "hospital pediátrico no centro" ou "clínica ginecológica em São Paulo". Essas termos devem aparecer no conteúdo da sua página, especialmente nos títulos, legendas e na URL.
  • Melhore a velocidade de carregamento da página. O Google, assim como os usuários, não gosta de sites lentos.
  • Adapte o design para que o site seja responsivo. Isso significa que a página deve se adaptar a todos os dispositivos, proporcionando uma experiência agradável em cada um. Os usuários já navegam mais com seus smartphones do que com um computador, por isso, se o acesso mobile não for intuitivo, o Google o penalizará.
  • Verifique se as URLs da página são fáceis de lembrar.
  • Complete as meta-descrições com conteúdo relevante e trabalhe com os rich snippets.

Torne a página visualmente atrativa

Além de desenvolver um conteúdo de qualidade e uma estrutura inteligente, é importante que você se dedique à estética do site do seu centro médico. Além de aplicar as cores da sua marca, confira outras dicas que tornarão a página mais profissional:

  • Faça com que o branco predomine. Na psicologia das cores, o branco está associado à paz e limpeza, mas também à cura. Uma boa cor secundária para páginas no setor de saúde é azul.
  • Deixe espaços em seu site. Essas pausas visuais permitem ao usuário processar melhor as informações, o que melhora a usabilidade (e, portanto, o SEO) do site.
  • Complemente o conteúdo escrito com imagens e vídeos. Os seres humanos dão grande importância ao conteúdo gráfico, por isso é essencial que o site do seu centro tenha materiais audiovisuais de qualidade que transmitam a imagem da marca e os valores da clínica. Para obter esse tipo de recursos, recomendamos:
    • Vídeos e fotos de qualidade da sua clínica. Um profissional pode ajudá-lo a tirar fotos e vídeos das instalações ou funcionários com a qualidade adequada.
    • Banco de imagens: você pode complementar o conteúdo gráfico do seu centro com imagens de sites especializados em imagens de qualidade na internet. Algumas opções são gratuitas, como o Pexels, enquanto os estoques mais completos são pagos, como o iStock e o Shutterstock.

💡 Exemplo de desenho para uma página web de uma clínica

Como atrair visitas de qualidade para o site de sua clínica - Doctoralia

Ao cuidar da estética do site da sua clínica, você transmite confiança aos usuários que o visitam e aumenta as chances de transformá-los em pacientes. Além disso, lembre-se de que o Google sabe quando uma página agrada os usuários, o que contribui para seu bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Ofereça agendamento online

Você sabia que mais de 30% dos usuários procuram informações sobre saúde, centros médicos e especialistas fora do horário comercial? Portanto, torna-se fundamental que seu site tenha um widget de agendamento online, disponível 24 horas por dia e atualizado em tempo real para que seus pacientes possam consultar os horários livres de cada especialista da sua clínica e marcar uma visita com facilidade.

Uma vez que você oferece essa praticidade, é muito importante que ela esteja em destaque dentro da página. Recomendamos que o agendamento online seja posicionado em um botão no menu principal, sempre visível para o usuário. Esse botão pode levá-lo a uma página ou landing page, onde a disponibilidade dos profissionais será exibida para que o paciente escolha a data e horário mais convenientes. 

⭐ Ofereça agendamento online de forma segura e integrada com o software Doctoralia Clínicas

Adicione um widget ou banner dinâmico ao seu site com a disponibilidade real de seus especialistas. O horário marcado aparecerá diretamente no painel de controle com as agendas do seu centro!

Saiba mais

 

Neste artigo, vimos alguns dos principais pontos a serem considerados para que seu seu centro médico tenha um site atrativo e funcional, que atraia os usuários e os incentive a executar a ação que estamos procurando: marcar uma consulta pela internet.

Falamos sobre a importância de ter uma boa estrutura do conteúdo, trabalhando o SEO e melhorando a visibilidade online do centro, além de complementar a página com um bom design e adicionar vídeos e fotos de qualidade. Todas essas melhorias têm o objetivo de atrair mais usuários e transformá-los em pacientes, graças à possibilidade de marcar uma consulta online. 

[Webinar]  Saiba quais estretégias de marketing digital especialistas indicam para o seu  centro médico Assista agora mesmo