jul 12, 2021

Como fidelizar o paciente com uma comunicação assertiva

comunicação com seus pacientes assegura a fidelização

A base de um bom relacionamento, independente de qual seja, é a comunicação. Expressar-se da maneira correta, no momento certo e para quem tem interesse no que você tem a dizer é fundamental. Afinal, relacionamentos saudáveis surgem através de uma comunicação assertiva, sincera e direta. 


Quando pensamos na relação entre marca e consumidor, é importante seguir os mesmos princípios. Não é à toa que existe o Marketing de Relacionamento, uma estratégia que visa facilitar e estreitar a comunicação entre ambas as partes.

Neil Patel, um dos nomes mais em alta no mundo do marketing digital, define Marketing de Relacionamento como “uma estratégia voltada a construir relações fortes e duradouras de uma marca com seu público”. Esta é, portanto, uma forma de grande valor capaz de transformar clientes em embaixadores da marca.

Marketing da Saúde

Guardadas as devidas proporções, podemos considerar que um paciente é como um consumidor. Portanto, da mesma maneira que uma marca trata com valor o seu consumidor, um profissional da saúde deve buscar manter seu paciente sempre por perto. 

Para isso, contar com estratégias de comunicação assertivas e periódicas é fundamental, especialmente se o seu objetivo é fidelizar os pacientes. 

Para alguns centros médicos, todavia, definir essas ações parece algo complicado, seja pelo orçamento, falta de conhecimento na área ou tempo escasso para colocar ideias em prática. A boa notícia é que existe uma maneira muito simples de implementar ações de marketing inteligentes e eficientes em sua clínica.

Qual ferramenta ou canal usar para me comunicar com meus pacientes?

Dentro da Agenda Doctoralia Clínicas temos a ferramenta de Campanhas. Através deste recurso gratuito para usuários do sistema, é possível enviar mensagens para toda a base de pacientes de uma só vez ou criar filtros de acordo com as suas preferências: data da última consulta, idade, gênero, convênio, entre outras especificidades. Você ainda pode escolher entre enviar a comunicação desejada por SMS ou e-mail.

👉 Saiba mais: 6 vantagens das campanhas por e-mail e SMS a pacientes

O que comunicar aos pacientes nas campanhas?

A ferramenta de Campanhas foi desenvolvida para facilitar a vida de quem gere o centro médico. Por isso, a plataforma dispõe de algumas campanhas de marketing com mensagens pré-prontas. Desde a solicitação de uma opinião para o seu perfil Doctoralia até o convite para um novo agendamento, praticamente tudo pode ser feito nesta ferramenta para estreitar o relacionamento com seu paciente. Inclusive, a criação de uma campanha nova, adaptada às necessidades da sua clínica ou hospital.

👉 Veja mais: Veja como enviar uma campanha

Você pode, portanto, recuperar pacientes que fizeram uma consulta em seu centro médico entre 6 e 12 meses atrás e enviar uma campanha para convidá-los a um retorno e acompanhamento da evolução.

defina o público da campanha

No exemplo acima é possível ver como é fácil segmentar este público para, então, comunicar-se com ele: 

  1. Selecione pacientes de acordo com a data da última consulta;
  2. Defina o intervalo entre as datas de última consulta;
  3. Para filtrar, defina qual tipo de consulta (serviço) foi prestado.

Desta forma, você consegue ter uma comunicação personalizada, agregando valor à mensagem enviada ao paciente e fazendo com que ele se sinta único e importante para você.

Vamos supor que o seu centro médico irá realizar uma ação para o Mês da Mulher e queira comunicar a todas as suas pacientes esta iniciativa. Basta então:

  1. Definir todos os pacientes;
  2. Segmentar pelas mulheres.

crie filtros para enviar campanha

Pronto! A partir disso, basta definir qual será a mensagem a ser enviada.

Tipos de mensagens pré-definidas

Entre as opções já criadas pela Doctoralia, é possível utilizar os seguintes temas para Campanha:

enviar campanhas

  • Solicite uma opinião: convide o paciente a deixar uma avaliação sobre o atendimento que ele recebeu. Saiba mais aqui sobre a importância das opiniões. 
  • Check-up: informe ao paciente que já faz um bom tempo desde a última consulta e convide-o a agendar uma nova visita.
  • Eventos importantes: se você estiver promovendo algum tipo de evento, convide seus pacientes com este modelo. Personalize os campos e envie rapidamente.
  • Novo convite para agendamento: semelhante ao check-up, reforça que é importante realizar novas visitas para o acompanhamento.
  • Reserva on-line: para pacientes que nunca agendaram pela Doctoralia, esta é uma alternativa de convidá-los a agendar pela plataforma digital: muito mais fácil e rápido (este recurso é válido apenas para Perfis Premium Doctoralia)
  • Novidades: seu centro médico adquiriu um novo aparelho ou um novo serviço está disponível? Informe aos seus pacientes.
  • COVID: em tempos de pandemia, é sempre bom reforçar o seu compromisso em evitar a proliferação do vírus. Ofereça aos pacientes a Telemedicina ou afirme que o centro médico está aberto seguindo as medidas restritivas.

Caso você tenha outra ideia e queira implementar nas Campanhas, ao selecionar a opção Criar uma nova, você mesmo pode redigir qual mensagem você deseja enviar ao seu paciente.


Através da estratégia certa é possível construir um relacionamento saudável com seu paciente. Ferramentas estão disponíveis para que você tome o próximo passo. Fidelizar sua base de pacientes é o alicerce para o crescimento do seu negócio!